IBOVESPA 112.556 pts (+1.78%) – Ibovespa sobe com dado nos EUA e IPCA

O Ibovespa salta para perto de 2% nesta sexta feira, com inflação altíssima, mas abaixo do que o mercado esperava.

A inflação de setembro foi a mais alta para o mês desde 1994 e atingiu dois dígitos em 12 meses, mas o dado menos pior do que a expectativa animou o mercado.

O Ibovespa salta para perto de 2%, após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de setembro acelerar menos do que o esperado e a sua composição exibir uma dinâmica menos preocupante nos núcleos de inflação (medidas que captam uma tendência dos preços), os juros de mercado abriram os negócios de sexta-feira com tombos de cerca de 20 pontos-base ao longo de toda a curva a termo.

Lá fora, os investidores digerem a criação de vagas de emprego nos EUA, que ajuda a definir a retirada de estímulos econômicos pelo banco central norte-americano.

Os Estados Unidos criaram 194 mil vagas de trabalho em setembro, de acordo com o relatório do payroll divulgado há pouco pelo Departamento do Trabalho, ficando bem abaixo da expectativa dos economistas consultados por “The Wall Street Journal”, de 500 mil vagas no período.

O dado de agosto, porém, foi revisado para cima, a alta de 366 mil, de 235 mil da leitura original.

A taxa de desemprego caiu a 4,8%, de 5,2% em agosto, e recuando mais do que a expectativa de consenso, de leitura a 5,1%.

O recuo da taxa de desemprego, porém, reflete principalmente a baixa taxa de participação, que caiu a 61,6% em setembro, de 61,7% do mês anterior e segue 1,7 ponto percentual abaixo da leitura de fevereiro de 2020.

O mercado financeiro tem uma reação indefinida aos dados mistos sobre o mercado de trabalho.

Ainda assim, merece atenção a mudança de direção no rendimento (yield) do título soberano de 10 anos (T-note), que se afastou da marca de 1,6%, vista logo cedo, renovando os níveis mais baixos da sessão, ao passo que os índices futuros das bolsas de Nova York tentam firmar uma direção, mas seguem na linha d’água.

Fonte: Valor Investe

Aprenda a investir na bolsa de valores

Quer aprender a investir na Bolsa de Valores? Conheça o curso Como Enriquecer na Bolsa de Valores.

Curtidas:
0 0
Visualizações:
12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *